top of page

Temas das Palestras Técnicas

Assentos da sala de palestras

01

Triângulo de Posição ou de Navegação

Astronomia de Posição. Navegação, orientação e posicionamento astronômicos. Geometria do triângulo esférico. Excesso esférico. Trigonometria esférica. Relações trigonométricas entre: azimute, ângulo horário, ângulo paralático, distância zenital, declinação do astro e latitude do lugar.

02

Sistemas de Informação Geográfica (SIG) e aplicações em Geocências e Engenharias

Aspectos de funcionalidades de Sistemas de Informação Geográfica (SIG) e de requisitos básicos de aplicações em Geociências e em Engenharias.

03

Sistemas de Altitudes Científicas

Definição de altitudes, cotas e alturas. Desníveis entre estações fixas no terreno. Nivelamentos geométrico e trigonométrico. Relação das altitudes com o Nível Médio dos Mares. Datum vertical. Ondulação geoidal. Isolinhas: curvas de nível. Batimetria. Isolinhas: curvas isobatimétricas. Relação entre Altimetria e Batimetria. Conexão entre sistemas de altitudes.

04

Processos costeiros na Ilha Comprida/SP

Metodologia para mapeamento digital aplicado ao monitoramento de processos erosivos costeiros presentes no litoral nordeste do município de Ilha Comprida-SP.

Referência: artigo Ocean and Coastal Research de 2021.

05

Processamento Digital de Imagens Científicas

Execução de etapas para o processamento de imagens sensoriais de satélites, por meio de sistemas computacionais especializados, envolvendo correções e protocolos clássicos no processamento objetivando o mapeamento topográfico e temático (Uso da Terra e Cobertura Vegetal, etc...).

06

Mecânica Celeste

Leis de Kepler, geometria de órbitas, órbitas normais, órbitas perturbadas por movimentos anômalos, elementos Keplerianos.

07

Maregrafia

Estudo sobre Maregrafia e instrumentos de medição do nível do mar (marégrafos). Superfície topográfica do mar. Oceanografia e Maregrafia via satélites.

08

Mapeamento de campo de dunas em Atafona, São João da Barra/RJ

Metodologia para mapeamento digital aplicado ao monitoramento da configuração espacial do campo de dunas presente na praia de Atafona, localizada no norte fluminense, litoral do município de São João da Barra/RJ.

Referência: atafona.unifesp.br

09

Mapeamento de Águas Territoriais

Em relação à distribuição de royalties de petróleo e gás no Brasil foram desenvolvidos métodos e técnicas cartográficas que permitem, com amparo legal (1953 a 2015), estabelecer solução única do ponto de vista geométrico na configuração geoespacial dos limites físicos na porção oceânica de domínio entre os municípios e estados brasileiros.

10

Geotecnologias Aplicadas a Processos Costeiros

Apresentação de metodologias para mapeamentos especializados destinados ao monitoramento e aos estudos de processos costeiros, a saber: erosão (retrogradação) e engordamento (progradação) de praias arenosas, incluindo também mapeamento dinâmico de dunas arenosas presentes em ambientes costeiros.

Referência: atafona.unifesp.br

11

Geometria da Esfera Terrestre

A esfera e suas propriedades geométricas. Esfera como modelo matemático da Terra e suas referências espaciais.

12

Geodésia Física e Gravimetria

Geodésia e suas sub áreas (Geométrica e Física). Formas e dimensões da Terra. Geope. Geóide, Elipsóide de revolução. Elipsóide Escaleno. Gravimetria e suas aplicações geodésicas. Anomalias gravimétricas. Gravímetros e instrumentos/dispositivos associados. Gravimetria via satélites.

13

Cartografia e Mapeamento Digital

Elementos básicos de Cartografia (sistemas de coordenadas terrestres, sistemas geodésicos, sistemas de projeção e escala). planejamento e execução de mapeamentos por meio de sistemas computacionais especializados, objetivando geração de plantas, mapas ou cartas, em escalas cartográficas pré definidas.

14

Cartografia e Geoprocessamento Aplicado à Área de Saúde

Aspectos de Cartografia e tecnologias digitais de Geoprocessamento aplicadas à área de saúde. Sistemas de Informação Geográfica (SIG) e suas funcionalidades na gestão da saúde pública. Serviços básicos de bancos de dados geoespaciais: consultas e atualizações.

15

Cartografia Aplicada à Arqueologia

Aspectos de Cartografia e Sistemas de Informação Geográfica (SIG) aplicados a projetos de pesquisa na área de Arqueologia, Incorporação nos modelos de dados geográficos conteúdos de artefatos, datações e contextos arqueológicos que naturalmente caracterizam sítios arqueológicos.

16

Missão Cruls: uma Trajetória para o Futuro

Em 2003 foi restituída, com apoio da Fiat do Brasil e do Governo Federal, a trajetória executada em 1892 por Luiz Cruls (engenheiro civil e geógrafo), oficial militar belga, designado para liderar equipe multidisciplinar objetivando a demarcação do quadrilátero Cruls, que deu origem ao território de Brasília/DF, no planalto central brasileiro. Foi gerado o Relatório Cruls em 1894, considerado o primeiro Relatório de Impacto ao Meio Ambiente que se tem notícia no Brasil.

17

Erosão Costeira em Atafona, São João da Barra/RJ

Metodologia para mapeamento digital aplicado ao monitoramento de processos erosivos costeiros presentes na praia de Atafona, localizada no norte fluminense, litoral do município de São João da Barra/RJ.

Referência: atafona.unifesp.br

18

O Tempo

Estudo sobre o tempo. Convenções humanas. Instante e intervalo de tempo. Movimentos da Terra: rotação e translação ou revolução. Calendários e Astronomia. Referenciais celestes. Tempo astronômico. Tempo sideral. Tempo solar. Tempo solar médio. Tempo das efemérides. Tempo atômico. Tempo universal. Tempo universal coordenado. Tempo e constelações zodiacais.

19

Astronomia de Posição: posicionamento, navegação, orientação terrestre

Aspectos de Astronomia básica. Movimentos da Terra (rotação em torno do seu eixo, translação ou revolução em torno do Sol. Esfera celeste. Movimento aparente ou diurno. Sistemas de coordenadas astronômicas ou celestes. Efemérides Astronômicas. Fenômenos astronômicos. Tempo astronômico. Determinações astronômicas.

bottom of page